Wednesday, June 03, 2009

Mudança climática já causa 315 mil mortes por ano, diz estudo

LONDRES (Reuters) - A mudança climática mata cerca de 315 mil pessoas por ano, de fome, doenças ou desastres naturais, e o número deve subir para 500 mil até 2030, segundo um relatório divulgado nesta sexta-feira pelo Fórum Humanitário Global (FHG), entidade com sede em Genebra.

O estudo estima que a mudança climática afete seriamente 325 milhões de pessoas por ano, e que em 20 anos esse número irá dobrar, atingindo o equivalente a 10 por cento da população mundial da atualidade (6,7 bilhões).

Os prejuízos decorrentes do aquecimento global já superam os 125 bilhões de dólares por ano — mais do que o fluxo da ajuda dos países ricos para os pobres — e devem chegar a 340 bilhões de dólares por ano até 2030, segundo o relatório.

“A mudança climática é o maior desafio humanitário emergente do nosso tempo, causando sofrimento para centenas de milhões de pessoas no mundo todo”, disse nota assinada pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan, presidente do FHG.

“Os primeiros atingidos e os mais afetados são os grupos mais pobres do mundo, embora eles pouco tenham feito para causar o problema”, acrescentou.

De acordo com o estudo, os países em desenvolvimento sofrem mais de 90 por cento do ônus humano e econômico da mudança climática, embora os 50 países mais pobres respondam por menos de 1 por cento das emissões de gases do efeito estufa.

Annan defendeu que a conferência climática de dezembro da ONU em Copenhague aprove um tratado eficaz, justo e compulsório para substituir o Protocolo de Kyoto. “Copenhague precisa ser o acordo internacional mais ambicioso já negociado”, escreveu Annan na introdução do relatório. “A alternativa é a fome em massa, a migração em massa e a doença em massa.”

O estudo alerta que o real impacto do aquecimento global deve ser muito mais grave do que o texto prevê, já que sua base são os cenários mais conservadores estabelecidos pela ONU. Novas pesquisas científicas apontam para uma mudança climática maior e mais rápida.

O relatório pede especial atenção às 500 milhões de pessoas consideradas extremamente vulneráveis, por viverem em países pobres propensos a secas, inundações, tempestades, elevação do nível dos mares e desertificação.

Dos 20 países mais vulneráveis, 15 ficam na África, segundo o estudo. O Sul da Ásia e pequenos países insulares também são muito afetados.

O texto diz que, para evitar o pior, seria preciso multiplicar por cem os esforços de adaptação à mudança climática nos países em desenvolvimento. Verbas internacionais destinadas a isso alcançam apenas 400 milhões de dólares por ano, enquanto o custo estimado da mudança climática fica em 32 bilhões de dólares.

“O financiamento dos países ricos para ajudar os pobres e vulneráveis a se adaptarem à mudança climática não chega nem a 1 por cento do que é necessário”, disse Barbara Stocking, executiva-chefe da ONG britânica Oxfam e integrante do conselho diretor do FHG. “Esta flagrante injustiça precisa ser resolvida em Copenhague em dezembro.”

(Reportagem de Megan Rowling)

fonte: Reuters

8 comments:

Pedro said...

Gostaria de fazer parceria com a nossa bíblia em audio online em http://congregacao.net/biblia-online-narrada-por-cid-moreira/

Gê e Dé Nascas said...

A Graça e a Paz de Cristo amado irmão!Gostamos mto do teu blog!Continue nessa caminhada propagando a Palavra de Deus.Deus te abençõe!
Gê e Dé Nascas
Manhuaçu-MG

Qdo tiveres um tempinho visite e comente no nosso blog

www.nascas.blogspot.com

Melquisedec Nascimento said...

ATENÇÃO EVANGÉLICOS E CATÓLICOS: DESCOBERTA A RAZÃO DAS CONSTANTES VIAGENS DO GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL À FRANÇA - OCULTISMO

http://militarlegal.blogspot.com/

Blog da Ucha said...

Gostei do seu blog. Interessante.
Que Deus te abençoe!

Sip of Glory said...

Neste Natal
dou-te uma rosa vermelha
como sinal do meu amor
por ti

e em louvor
cantarei uma canção
em novas línguas
inventada no meu coração
agradecendo a Deus
por ti

e escreverei o teu nome
nas minhas memórias
para sempre

e prometo
que nunca te vou esquecer
diante de Deus

e eu sei
que um dia
juntos
nos alegraremos
e regozijaremos
no seio do Pai

Sip

meubloggerpessoal said...

A paz do Senhor minha irmã, é muito bom seu blog, com certeza não só irá como já está edificando muitas vidas, que Deus continue a te inspirar mais e mais em prol de Seu Reino.
Quero te convidar a conhecer e participar de meu Blogger pessoal

Anonymous said...

Ol[a seu blog é muito legal, tb tenho um blog evangelico, gostaria que você também divulgase, para honra de nosso Senhor Jesus cristo. fique na paz,

evangelicoacao.blogsppot.com

Pastor Presidente Mardonio Miranda said...

é mesmo o fim..